top of page
Foto do escritorAdriana de Paula

6 Qualidades de uma Mentora Cristã

Atualizado: 9 de fev. de 2022




Ensinar e mentorear outras mulheres é uma grande necessidade da Igreja de Cristo. O apostolo Paulo sabendo da necessidade e importância de ensinar a Palavra de Deus para as mulheres, encoraja o jovem pastor Tito a identificar e treinar mulheres mais velhas a ensinarem as mulheres mais jovens em sua igreja:


Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom. Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus próprios maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada." (Tito 2:3-5)


Muitas mulheres desejam ansiosamente uma mentora, assim como Paulo orientou a Tito. Mas elas têm dificuldade em encontrar uma mulher mais velha disposta a assumir esse papel. As mulheres mais velhas muitas vezes se sentem desqualificadas, confusas e com medo de se comprometerem demais. Mas o que está realmente envolvido? O que é preciso para ser uma mentora? Perfeição? Treinamento formal? Ser avó? Ser teóloga?


Não! Com certeza Não!


Para ser uma boa mentora você precisa em primeiro lugar ter um coração voltado para Deus, desejo de ver outras mulheres crescendo na graça e no conhecimento das escrituras para se transformarem à imagem de Deus, estar disponível, ter experiência de vida, ser proposital em sua mensagem, ser uma boa ouvinte. Se você tiver essas características, poderá orientar e ensinar outras mulheres!



1. Ter um coração voltado para Deus


Ter um coração voltado para Deus é amar e temer a Deus acima de todas as coisas. Temer a Deus é ter uma profunda reverência pelo Senhor e fazer de tudo para agradá-lo. Ser reverente a Deus é a primeira qualificação que Paulo mencionou para ser uma mentora: "Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver..." (Tito 2:3. Tradução NVI). Na tradução ACF desse mesmo versículo diz que elas precisavam serem serias em seu viver, isto é, precisavam serem comprometidas com Deus e com a sua Palavra.


2. Desejo de ensinar a Palavra de Deus


Seu coração arde com o desejo de ensinar e encorajar mulheres a viverem a Palavra de Deus? Deseja ser usada por Deus para levar mulheres a transformação de mentalidade e de vida através da Palavra de Deus? Estes são sinais de que Deus a chamou para a sublime missão de ensinar mulheres.


3. Esteja disponível


Você não precisa ter nenhuma formação teológica para orientar e ensinar outras mulheres, mas deve amar o Deus da Bíblia e querer obedecer à Sua Palavra. Você não precisa ser uma psicóloga treinada, mas precisa estar disponível com conselhos sábios e piedosos pode fazer a diferença na vida de outras mulheres. As mulheres mais jovens precisam da experiência, resistência e exemplo das mulheres mais velhas. Quem mais irá guiá-las? O pastor? Pode ser. Seus maridos? Às vezes. Mas eles só podem ir tão longe, porque são homens. Os homens não podem ser mães, filhas ou esposas. Mulheres precisam de mulheres.



4. Seja proposital


O que essa mulher mais jovem está buscando ao desejar ser mentoreada por você? Qual parte das escrituras e estudo você está propondo a ensinar? Ore sobre isso, pois são tantas as necessidades das mulheres. Seja proposital. Escolha um tema e trabalhe em cima dele. Nós aqui, do Mulheres que Edificam Lares nos dedicamos e nos propomos a ensinar os princípios da Palavra de Deus para a construção de uma família abençoada, através do curso Mulheres que Edificam. Esse também é o seu desejo e a sua missão? Levar mulheres a viverem a palavra de Deus em seus relacionamentos? Serem boas esposas, mães e donas de casa? Então venha com a gente! Juntas podemos impactar e levar a transformação a vida de milhares de mulheres!



5. Seja Exemplo de Vida


“Faça o que eu digo, não o que eu faço” é tão infame na orientação quanto na maternidade espiritual. Os mentores devem mostrar sua confiabilidade, demonstrar seu amor por Deus, orar de fato quando dizem que o farão. As palavras sozinhas são vazias. Vamos ser como Paulo, que encorajou a igreja de Corinto a fazer o que ele fez: “Siga meu exemplo, como eu sigo o exemplo de Cristo. Eu te louvo por se lembrar de mim em tudo e por guardar os ensinamentos, assim como eu os transmiti a vocês” (1 Coríntios 11:1-2).


6. Seja uma ouvinte confiável


Ouça. Deixe sua mentoreada se abrir com você. Não se sinta compelida a distribuir conselhos para cada tópico que ela possa levantar. Seja confiável e acesse o coração dela. A pessoa que você orienta deve ser capaz de confiar em você implicitamente e saber que nada do que ela disser será levado adiante. Uma das orientações de Paulo a Tito ao treinar e escolher mentoras é que elas não sejam caluniadoras! Uma mentora precisa ser uma boa ouvinte e saber guardar segredos.



 

RESPONDA NOS COMENTÁRIOS


1. Para você o que é temer a Deus? É ter medo de Deus?


2. Arde em seu coração o desejo de ensinar e mentorear mulheres? Compartilhe. Vou amar ouvir o seu coração 😍


3. Você está disponível e preparada com conselhos sábios e piedosos pode fazer a diferença na vida de outras mulheres?


4. A sua mensagem é proposital? Sabe qual tipo de mensagem deseja ensinar e mentorear mulheres?


5. Você é uma boa ouvinte? Uma ouvinte confiável?


Sinta-se a vontade para responder nos comentários quantas perguntar desejar. vou amar ouvir o seu coração.


 

POSTS RELACIONADOS


 

Você sente o chamado de inspirar, motivar e ensinar mulheres a viverem os princípios da Palavra de Deus para a construção de uma família abençoada? Então, quero te ajudar a cumprir sua missão e propósito através do curso FORMAÇÃO de Mentoras Mulheres que Edificam! Clique em SAIBA MAIS e saiba tudo sobre a curso será uma grande ferramenta para o seu trabalho com mulheres.



 
1.259 visualizações0 comentário

תגובות


informativo site.png
5.png
canal mentora wu.png

Quer saber tudo receber  todas as quintas-feiras a postagem da Coluna Feminina Cristã? Entre no canal Mentoras da MEL e seja atualizada com mensagens que irá ativar o seu chamado de ensinar mulheres!  Também baixe o informativo da MEL com todos os detalhes de como se tronar uma mentora da MEL.

Clique AQUI ou no botão abaixo para entrar no canal e baixar o informativo da MEL.

bottom of page