A Mulher Tola x Mulher Sábia
Olá Mulheres que Edificam!
Quem nunca se sentiu irada ou com raiva? Imagino que todo ser mortal já experimentou o cálice amargo deste sentimento.
A raiva é uma emoção negativa com a qual precisamos aprender a lidar. A direção que damos à nossa raiva e a forma como lidamos com ela é o que faz toda a diferença entre uma mulher sábia e uma mulher tola.
Agora eu te pergunto: como você lida com a ira quando seu esposo ofende e fere as suas emoções? Será que você contém a raiva, tenta se acalmar e pensa em uma solução orientada para resolver o conflito ou reage como uma bomba atômica, explodindo em fúria? Ou você reage como um ‘iceberg’ se tornando fria e calculista, criando ressentimento e amargura? Às duas atitudes são pecaminosas e bloqueiam o nosso crescimento emocional e espiritual. “Tende cuidado para que ninguém se prive da graça de Deus e que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.” (Hb 12.15).
Provérbios 29.11 Diz que a mulher sábia domina-se. Ter domínio próprio não significa apenas calar a boca e ficar distante, mas saber lidar com as suas próprias emoções. Deus não te chamou para construir muros relacionais que resultam em isolamento e distanciamento. Deus te chamou para erguer paredes da intimidade e não muros de separação. Por isso, em vez de se calar... resolva o problema, aborde o seu cônjuge com uma solução orientada.
Ataque o problema, e não o seu cônjuge. Em vez de explodir... contenha a sua raiva e acalma-se. Conte até mil. Respire e expire. Puxe as rédeas, retarde a sua reação e pense!
Adriana de Paula
[Trecho livro Mulheres que Edificam, Adriana de Paula]