top of page
Foto do escritorAdriana de Paula

Criando um ambiente alegre em casa




Como mulheres, temos a capacidade única de definir o ambiente em nossas casas! Como diz em Provérbios 14:1, a mulher sábia edifica e a tola destrói. Ao escrever Pv 14.1 Salomão sabia muito bem o poder que está nas mãos da mulher de erguer ou derribar, de levantar ou abaixar os ânimos, de construir ou destruir o ambiente da casa.


Com nossos pensamentos, ações e palavras, podemos conduzir nossa família a Deus ou afastá-los Dele. Podemos trazer o marido e os filhos para perto dos nossos corações ou afastá-los! Provérbios 25:24 diz que é melhor viver em um canto de um telhado do que uma casa compartilhada com uma mulher briguenta! Oh céus, eu não sei quantas vezes eu coloquei o meu marido e meus filhos no canto da casa, depois de uma palavra impensada, de exigências e brigas por não me ajudarem com as tarefas de casa, por não acatarem as minhas ideias e opiniões, por me sentir extremamente cansada e exausta de falar a mesma coisa um milhão de vezes!


Sei o quanto é desafiador criar um ambiente de paz quando estamos em um verdadeiro turbilhão. Quando existe uma guerra dentro de nós, pois o nosso humor reflete diretamente no ambiente da nossa casa. Como já dizia o ditado, 'uma mãe feliz, a casa toda fica feliz!' É incrível o quanto podemos promover a paz e, ao mesmo tempo, a guerra! Por isso, precisamos tanto da sabedoria de Deus para criarmos um lugar de paz ao invés de um campo de guerra! Um lugar onde o marido deseje voltar depois de um dia exaustivo, onde os filhos querem ficar, brincar, comer, repousar. Um lugar onde você também deseja estar!


Infelizmente muitas mulheres não conseguem encontrar alegria e felicidade em casa. Como disse Josué Gonçalves " Em nenhum outro lugar é mais necessário ser feliz do que em casa. A casa é nosso ninho, nosso santuário emocional, lugar onde descansamos, nos alimentamos física, emocional e espiritualmente. Estar em casa, voltar para casa depois de um dia agitado deve ser muito prazeroso. Antes de ser feliz em qualquer lugar, a mulher precisa ser em casa!" . Uaaal!!! Você se sente feliz em casa? Sua família se sente bem em casa?


Eu tenho certeza que esse é o maior desejo do seu coração, criar na sua casa uma atmosfera onde todos se sintam bem, se sintam amados e acolhidos. Não estou falando de família perfeita, até mesmo porque não existe, mas de famílias que lutam para viver o melhor de Deus, onde Cristo é o centro e onde todos desejam intensamente glorificar a Deus através de suas casas. Entendo que é um trabalho de todos os membros da família criar um ambiente agradável, mas como já disse nós mulheres temos um enorme poder de criar esse ambiente através da nossa influência na vida do marido e dos filhos. Através das nossas atitudes podemos levar os nossos maridos e filhos a não só experimentarem a tranquilidade, o sossego e paz em nosso lar, mas a experimentarem a Paz de Cristo, a Paz que excede a paz humana. O primeiro passo para encontrar a alegria dentro casa é construir um ambiente alegre! A Mulher de Provérbios 31 conhecia bem essa verdade! Como escrevi no livro Vestida de Força, para a Mulher de Provérbios 31, estar em casa era prazeroso, por isso trabalhava de forma prazerosa: “Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos.” (Pv 31. 13 NVI). Amo essa tradução da NVI. Enquanto a ARA diz “de bom grado” e a ARC “de boa vontade”, a NVI vai além e diz que ela trabalhava com prazer. Havia disposição e prazer em fazer. Era mais do que cumprir a obrigação e ir marcando com um “x” em cada tarefa realizada, mas o reconhecimento de que o trabalho é uma dádiva de Deus. Deus não quer que encaremos o cuidar dos filhos como fardo ou algo do tipo, mas como um presente Dele.


Como escrevi no livro Vestida de Força 'Eu sei que lavar banheiros, limpar fraldas com cocô e cuidar de crianças com vômito, não é divertido. Aff! Tenho certeza de que há várias outras tarefas que podemos adicionar a esta lista de trabalhos não tão divertidos ou agradáveis. No entanto, quando olhamos para Colossenses 3. 23: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens”, lembramos para quem estamos trabalhando!


• Lavar as louças do almoço significa que eu tive a provisão diária para alimentar a minha família, por isso preparei uma deliciosa refeição e sujei as vasilhas em sua preparação.

• Fraldas com cocô significa que fui abençoada por ser mãe, seja por nascimento ou adoção.


• Tarefas escolares ou uma dúzia de calças jeans para lavar significa que tenho filhos deste lado do céu, dos quais tenho o prazer e a honra de cuidar.


Algo de extraordinário acontece em nós quando mudamos o foco sobre o nosso trabalho, quando deixamos de encará-lo apenas como uma obrigação e entendemos que é um meio de expressar a nossa adoração ao Senhor. Quando entendemos isso a reclamação dá lugar para a alegria, o fardo para a leveza e o desprazer para o prazer!


No amor de Cristo,

Adriana de Paula

 

 

VERDADE PARA HOJE


A mulher sábia edifica sua casa, mas a tola a destrói com as próprias mãos.

Provérbios 14.1 I ARC

 

RECURSOS RELACIONADOS


Deseja intensamente ser uma mulher sábia e Edificar sua vida e família com SABEDORIA? No livro Mulheres que Edificam, Adriana de Paula compartilha estrategias divinas e sabedoria para construção da família. Mulheres que Edificam está disponível em nossa loja Online..


 

CONECTAR


Leia e conheça mais sobre a Adriana de Paula seguindo o seu instagram e facebook


 

REFLETIR E RESPONDER

Ser sábia é diferente de ser inteligente. Há uma grande diferença entre ser sábia e inteligente. Qual é s diferença? Responda nos comentários, ficarei feliz em ler sua resposta!

 




128 visualizações0 comentário

Comments


informativo site.png
5.png
canal mentora wu.png

Quer saber tudo receber  todas as quintas-feiras a postagem da Coluna Feminina Cristã? Entre no canal Mentoras da MEL e seja atualizada com mensagens que irá ativar o seu chamado de ensinar mulheres!  Também baixe o informativo da MEL com todos os detalhes de como se tronar uma mentora da MEL.

Clique AQUI ou no botão abaixo para entrar no canal e baixar o informativo da MEL.

bottom of page