Devocional Mulheres que Edificam - 2º DIA: Lar Doce Lar
Atualizado: 26 de jul. de 2019
Leitura Diária: "Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas mãos." ( Pv 14.1)
Uma amiga ao ler a publicação da semana passada, 'Casa com jeito de lar' deixou um comentário no meu facebook que me fez desejar falar ou melhor escrever, mais um pouco sobre Casa e Lar. Desde que publiquei o livro Mulheres que Edificam, temas relacionados a família, filhos, marido, casa, organização tem sido a minha paixão.
Então, hoje vamos cavar um pouco mais profundo sobre o conceito Casa e Lar. 'Toda a mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a derriba com as suas mãos' ~ Provérbios 14.1. A palavra hebraica traduzida como 'casa' é "bayitn", que é usada para se referir à casa física ou habitação, tanto quanto para se referir a uma família, ou LAR. (Fonte: blueletterbible.org)
EDIFICAR uma família feliz e abençoada, vai além da estrutura física de uma casa. Não importa o tamanho e tipo de casa que você mora, se é uma mansão ou uma casa pequena e humilde, se é um triplex ou um minusculo apê, o que importa de verdade é ambiente que você está construindo. Conheço famílias que moram em casas grandes e luxuosas, mas que não conseguem fazer da casa um lar. Por outro lado conheço famílias que moram de forma tão modesta, em casas tão humildes e pequenas, mas que fazem de tudo para transformar o ambiente em um doce lar.
Sei que parece ser mais difícil fazer de uma casa pequena, sem muito espaço, com pouca mobília e sem alguns eletrodomésticos que são tão uteis e desejo de consumo pela maioria da mulheres, um lar feliz. Tenho passado por isso desde que mudei para São Paulo, e deixei boa parte dos meus móveis para trás, mas nada que uma boa dose de criatividade, paciência para esperar as coisas se ajeitarem e um espírito de contentamento não fazem.
Na maioria das vezes somos tão assediadas pelo consumismo e por uma vida de status que esquecemos que as melhores coisas da vida não se compram, elas são de graça! A felicidade não custa tão caro como alguns pensam. Momentos prazerosos em família pode ser bem mais barato do que se imagina! Lembro-me de quando os meus filhos eram pequenos e amávamos curtir os dias frio do inverno, que é muito raro na minha cidade natal. Não precisava de muito para fazer os meninos felizes, apenas alguns cobertores, algumas latas de brigadeiro, muita pipoca e um bom filminho, e a diversão estava pronta!
A maior mentira que já ouvimos é de que precisamos de uma casa grande, luxuosa e bem equipada para ser feliz. Não quero ser hipócrita, é claro que morar bem nos faz bem, mas não é tudo, porque uma casa não pode ser edificada com cortinas, almofadas e móveis estilosos, mas com sabedoria, inteligência e conhecimento. Em Provérbios 24.3 diz: 'Com sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma; e pelo conhecimento se encherão as câmeras de todas as substancias preciosas e deleitáveis'. Feliz é mulher que entende estes princípios! Que busca de Deus sabedoria e inteligência para criar e proporcionar momentos preciosos e agradáveis junto a família. Que mesmo morando ou não na casa dos sonhos, entende que foi chamada para edificar relacionamentos e não apenas paredes.
No Amor de Cristo,
Adriana de Paula
Este devocional é um trecho do livro Mulheres que Edificam. Deseja ler o livro na íntegra? CLIQUE AQUI: http://bit.ly/32BmP2I
Quer ir além da leitura e se juntar a nós no Curso Mulheres que Edificam para estudarmos os princípios da Palavra de Deus para a construção de uma família abençoada? CLIQUE AQUI: https://www.mulheresqueedificam.com.br/curso-online
Opmerkingen