top of page
Foto do escritorAdriana de Paula

Devolvendo as rédeas para o Marido

Atualizado: 4 de nov. de 2022





Uma das maiores queixas que eu ouço depois das ministrações da palestra “Mulheres que Edificam”, é a falta de liderança do esposo. São mulheres frustradas por ter um esposo que não assume a liderança da casa e não se preocupa com as necessidades da família.


Ainda me lembro da angústia de uma mulher ao compartilhar a sua frustração por não ter um esposo de ‘atitude’. Enquanto conversávamos, eu perguntei:

— Ele foi sempre assim? Você já deu a ele o ‘espaço’ necessário para se tornar o líder do seu lar? Ela, com os olhos cheios de lágrimas, respondeu:

— Não, eu nunca dei espaço a ele. Eu sou uma mulher muito afoita, quero tudo para ontem e não consigo esperar por ele.


Naquele dia, quando cheguei em casa, fui inspirada a escrever este post com o título: “Devolvendo às Rédeas ao Marido”. Quantas vezes os homens até tentam assumir o seu papel de liderança, mas na maioria das vezes, não recebem apoio e são podados na primeira tentativa. Eles até tentam assumir as rédeas, mas nós não a entregamos, insistimos em assumir a liderança do lar, trazendo um desequilíbrio, pois não foi desta maneira que Deus projetou para que o nosso relacionamento tenha sucesso.


Os homens gostam de desafio! Está em sua natureza. Eles amam a emoção da caçada. Até alguns anos atrás eram eles que iam em busca de um relacionamento, mais hoje em dias nem sempre acontece assim. As meninas estão mais 'atiradas.' Em toda a história humana há registro dos homens como caçadores e as mulheres como receptores


As Escrituras nos revela esta verdade. Que Deus projetou os homens e as mulheres desta forma. Enquanto Deus criou Adão como protetor e provedor, "O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Éden para o lavrar e o guardar" (Gênesis 2:15), criou Eva como ajudante de Adão, àquela que auxiliaria Adão em todas suas tarefas, o apoiaria e o incentivaria a cumprir o propósito de Deus (Gn 2.18,20). Enquanto Deus criou o homem como protetor e provedor, a mulher foi projetada para ser a sua auxiliar.


Está no DNA de cada homem.... ser provedor e protetor. Mas infelizmente muitos homens já não conseguem ou não querem assumir o seu papel de liderança - provedor e protetor.


Como disse Mary Kassian "O homem é o caçador e a mulher é o coletor, o homem deve prover para a mulher. Então, se ela começa a fornecer para ele, ela desprende energia masculina, e joga tudo fora de equilíbrio". Com isto eu não estou querendo dizer que as mulheres não devem auxiliar o esposo na busca de um bem estar melhor para a família, e até mesmo do sustento, mas o que eu quero dizer é que os papeis não devem ser trocados. Apesar da mulher poder auxiliar o esposo nas finanças, ela precisa enter o seu papel no plano de Deus para o casamento.


Deus criou o homem e a mulher igual em sua pessoalidade, enquanto diferente e único em sua função, isto é, cada um tem o seu papel distinto. Enquanto o homem foi designado com a responsabilidade de liderança amorosa e de servo (como a de Cristo), a mulher foi criada para honrar e afirmar a liderança do seu marido.


Infelizmente vivemos em uma época em que as mulheres não querem mais honrar e apoiar a liderança do marido. Lutamos tanto pela igualdade, mas acho que perdemos a guerra. Aquilo que era para ser uma luta pela dignidade e direitos iguais, passou a ser uma luta pela superioridade. Hoje para muitas mulheres, não basta ser igual ao esposo, precisa ser superior.


Na verdade, esta briga entre os sexos é bem antiga. Lembra-se de Eva? Ao comer do fruto ela estava revelando o que está no coração da maioria das mulheres: Conduzir às rédeas! Somos tentadas constantemente a tomar as rédeas do marido. A tomar as decisões, a impor os nossos desejos. Não sei você, mas todas às vezes que eu tentei conduzir às rédeas do meu casamento não deu certo, a 'coisa' não andava, saíamos do caminho, da direção certa. Quando percebi que eu não seria capaz de levar a 'carrocinha' ou a caruagem do meu casamento (como você achar melhor), decidi devolver às rédeas ao meu esposo, a quem Deus confiou conduzir às rédeas da minha família.


Minha querida entregue também às rédeas ao seu esposo. Encoraje o seu esposo a ser um líder amoroso, sendo uma mulher sábia e prudente. Ninguém pode encorajar e inspirar a seu marido, mas do que você, que foi criada para isto. Incentive-o a ser tudo aquilo que Deus planejou para ele, através de uma vida piedosa e de oração. Pois, a "oração de um justo pode muito em seus efeitos", e com certeza esta verdade vale para a 'esposa justa'.


Adriana de Paula.



 

REFLETIR E RESPONDER O seu marido exerce a liderança do seu LAR? O que você tem feito para ajudá-lo a cumprir o chamado que ele tem de ser o líder e sacerdote da sua casa?

 

RECURSOS RELACIONADOS O livro Mulheres que Edificam, da Adriana de Paula, é cheio de estratégias divinas, insight e sabedoria para te ajudar a ser uma mulher sábia e a construir uma família abençoada!


Deseja orar pelo seu marido e não sabe por onde começar? O livro 30 Dias de Oração pelo Marido te dá 30 motivos para orar pelo seu marido e casamento! Um motivo por Dia! CLIQUE AQUI para saber mais sobre o livro tem ajudado milhares de mulheres a orar pelos seus esposos!

 


Nunca foi tão desafiador construir a família sobre os princípios da Palavra de Deus. São tantas mensagens contrárias que vêm ao nosso encontro, que invadem as nossas mentes e distorcem o que Deus estabeleceu como princípios para a construção de uma família abençoada. Às vezes nos sentimos tão confusas e sem direção, não sabendo por onde começar. Mas não se sinta assim, Mulheres que Edificam irá ajudá-la em sua busca por direção e sabedoria, com várias dicas e estratégias de como edificar um lar abençoado!


 
818 visualizações0 comentário

Comments


informativo site.png
5.png
canal mentora wu.png

Quer saber tudo receber  todas as quintas-feiras a postagem da Coluna Feminina Cristã? Entre no canal Mentoras da MEL e seja atualizada com mensagens que irá ativar o seu chamado de ensinar mulheres!  Também baixe o informativo da MEL com todos os detalhes de como se tronar uma mentora da MEL.

Clique AQUI ou no botão abaixo para entrar no canal e baixar o informativo da MEL.

bottom of page