Posso ensinar uma Mulher mais Velha?
Quantos anos tem a “mulher mais velha” descrita em Tito 2:3-5? Esta é uma pergunta que surge quando estudamos esta passagem. Infelizmente, não há muita informação para fornecer ao leitor uma resposta definitiva. A palavra grega presbytis é usada apenas neste único lugar no Novo Testamento, então não podemos comparar seu uso em outro lugar. A NVI traduz como “mulheres mais velhas”. Isso pode significar alguém com 70 anos ou alguém com 40 anos. Não acho que a idade específica seja importante. Em vez de nos perguntar “Tenho idade suficiente para ser uma mulher mais velha”, talvez a pergunta correta seria “Para quem sou uma mulher mais velha?”
Uma mulher de 75 anos pode ter anos de sabedoria e experiência para transmitir, mas isso não exclui o fato de que uma mulher de 35 anos tem algo que pode transmitir a uma mulher recém-casada ou a uma estudante universitária. Uma mulher de 35 anos pode não ter 50 anos de casamento, mas ainda pode encorajar uma mulher recém-casada. Uma mulher não precisa ter idade e ser avó para aconselhar uma jovem mãe sobre como amar e cuidar de seus filhos. Conheço algumas mulheres que já são avançadas em idade, porém ainda não alcançaram maturidade, por outro lado, conheço mulheres que ainda são novas, mas a vida já as ensinou tanto, que elas são habilitadas e equipadas para ensinar outras mulheres.
Paulo comissiona Tito escolher mulheres mais velhas para ensinar as mulheres mais novas.
1. Mais velha em idade - Sempre haverá alguém mais nova que você para ensinar.
2. Mulheres idôneas - Mulheres mais velhas, que já alcançaram certa maturidade têm a responsabilidade geracional de compartilhar seus dons e a graça de Deus as mulheres mais jovens. A palavra idosa, não se refere necessariamente a idade, mas também a uma mulher idônea, uma mulher que já alcançou certa maturidade e experiência de vida.
3. Mais velha na fé - Mulheres que já alcançaram certa maturidade espiritual. Mulheres que já tiveram um encontro de Deus, que tiveram sus vidas transformadas e estão alicerçadas em Cristo.
4. Mulheres que estão crescendo na graça e no conhecimento:
“Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.” 2 Pedro 3:18
Conhecer a Deus, ter conhecimento das escrituras é fundamental para o crescimento e amadurecimento pessoal e também para ensinar outras mulheres. A mulher chamada para ensinar precisa ser apta para ensinar, e ser “apegada firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela.” Tito 1:9
Deseja crescer em Graça e Conhecimento para ensinar e ajudar mulheres a viverem os princípios da Palavra de Deus? Conheça o Programa de Formação de Mentora Cristã TITO2. Um programa que vai te equipar e te habilitar para ensinar outras Mulheres.
Para saber mais do Programa TITO 2, clique AQUI
댓글