TITO 2 - MENTORIA FEMININA CRISTÃ
Tito 2 é uma missão e um chamado de discipular e mentorear mulheres. Uma missão da igreja e um chamado de Deus às mulheres idôneas, de mulheres que já alcançaram certa maturidade para ensinar mulheres mais novas:
"As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada." Tito 2:3-5.
Tito era discípulo do apóstolo Paulo. Em Tito 1:3 Paulo chama Tito de 'filho da fé'. Ele viajou com ele em suas primeiras viagens missionárias (veja Gálatas 2:1-3 e 2 Coríntios 8:23) antes de Paulo comissioná-lo para organizar a rede de igrejas domésticas na ilha de Creta. Paulo estava na prisão quando escreveu a Tito esta carta. A carta de Tito é cheia de orientações para a vida prática cristã. O modo de vida que Paulo estava apontando para Tito era completamente contrário à cultura ao seu redor, por isso se fazia tão necessário que mulheres maduras na fé, tementes a Deus, bondosas e piedosas ensinassem as mais novas.
Não é diferente em nossos dias, somos constantemente atacadas por mensagens e ideologias que tentam a todo custo colocar em xeque a Palavra de Deus, quanto aos nossos papéis, missão e chamado! Nunca em toda a história se viu mulheres tão confusas. Mulheres que não sabem se dão ouvidos à voz de Deus ou às vozes das feministas que querem ditar como devem agir com o marido e com os filhos, como devem se vestir e qual deve ser o seu lugar. Deus não quer que você, e que as mulheres da sua igreja se sintam confusas, antes que haja um pleno entendimento de quem você é em Cristo, qual a sua essência, missão e papel estabelecido por Ele!
A mesma preocupação de Paulo ao comissionar Tito a ensinar e habilitar mulheres idôneas a viverem uma vida de piedade e santidade para que então pudessem ensinar as mais novas deve ser a preocupação da Igreja nesse tempo. Acredito que através do ensino direcionado e sistematizado, com temas específicos à mulher é que cumpriremos a missão e o chamado de treinar mulheres a viver uma vida que glorifique o nome do Senhor, pois esse é o objetivo da mentoria Cristã:
"Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos. A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada." Tito 2:4,5
Paulo entendia que a maneira como os homens (Tito 2:2), as mulheres (Tito 2:3-5), os jovens (Tito 2:6), isto é, como a família se portava, influenciaria direta e efetivamente o mundo.
Mentoria Feminina Cristã é uma ordem divina.
Paulo deu uma ordem ao jovem pastor Tito. Ele não disse a Tito: pense sobre isso, ore sobre isso, veja se isso é bom para o crescimento da igreja, pondere sobre a possibilidade das mulheres com certa maturidade espiritual ensinar outras mulheres. Não! Não foi isso que Paulo disse! Veja qual foi a orientação de Paulo a Tito:
"Ensine estas coisas. Também exorte e repreenda com toda a autoridade. Que ninguém despreze você." Tito 2:15
Que coisas? Todas as que ele havia recomendado nos versos 3,4 e 5.
Paulo sabia bem sobre o 'poder' que há em treinar, ensinar, mentorear os mais novos, tanto na idade quanto na fé. Uma geração ensinando à próxima geração as maneiras de viver sua fé na vida prática faz parte do cristianismo desde o início. Olhando para os diferentes relacionamentos de Paulo em sua vida: ele orientou Timóteo e Tito. Silas era seu par e companheiro de viagem. Barnabé o orientou nos primeiros anos, quando ele se converteu. Barnabé fez a ponte entre Paulo e a igreja em Jerusalém que era cética sobre sua verdadeira conversão.(1)
Este princípio simples de ensinar e mentorear pode ter um efeito cascata que irá afetar não apenas famílias, mas a sua igreja e até mesmo as gerações futuras. Não foi assim com o apóstolo Paulo? Querida, permita-se ser usada para mentorear e influenciar mulheres a viverem a Palavra de Deus. Permita-se ser usada para ajudar a sua igreja cumprir a missão de mentorear mulheres.
Se você trabalha com mulheres na sua igreja ou sente o desejo e chamado divino para trabalhar, junte-se a mim na missão de proclamarmos às mulheres da nossa geração o chamado de Deus de Edificar a família com sabedoria, se tornando uma mentora do curso Mulheres que Edificam!
Clique no botão abaixo e saiba tudo sobre a Formação de Mentoras Mulheres que Edificam
Comments