Vencendo a Depressão
Atualizado: 8 de nov. de 2019
Muitas coisas podem fazer a pessoa entrar em depressão. Suas causas podem ser orgânicas e emocionais: a morte de alguém que se ama; o término de um relacionamento; cansaço físico, emocional e mental; esperar por algo que não acontece; alto nível de estresse; frustrações;... enfim, as causas podem ser várias.
Mas afinal, o que é depressão?
A pessoa depressiva tem quadro emocional bastante doído e uma luta interior intensa, chora toda hora sem motivo aparente, tem a alma amargurada, uma angústia sempre apertando o peito, e fisicamente pode apresentar taquicardia, sonolência, desânimo e perda do apetite.
Uma das maiores características da depressão talvez seja a tristeza, porém, depressão não é ficar triste, é constantemente permanecer nela. Depressão é uma tristeza que assenta no coração e você tem que mandá-la levantar e ir embora!
Exemplo bíblicos de pessoas que tiveram depressão
Dizer que um cristão e uma pessoa que crê em Deus não pode ser acometida desse mal é antibíblico, pois, há vários casos descritos na Bíblia de pessoas que tiveram depressão: Moisés, Elias, Ana, e outros.
Ana ( Ver 1 Samuel 1:8-10) era uma mulher cujo maior sonho era ter um filho, mas tinha um detalhe, ela era estéril. A esterilidade antigamente era uma desonra para a mulher, sem falar no lado pessoal da questão que tornava Ana uma mulher não realizada, amargurada, invejosa e infeliz. Com isso, a Bíblia mostra que Ana passou por um quadro de depressão: não comia, só chorava e vivia amargurada.
Determinado dia Ana fez algo diferente de ficar chorando e tendo piedade de si, ela se levantou, foi para o altar, se esvaziou e orou a Deus. E nesse dia, Deus se compadeceu dela, concedeu o desejo do seu coração e fez o milagre que ela tanto sonhava e esperava.
Ana só conseguiu sair da depressão depois que ela resolveu se levantar, ou seja, ela quis sair da depressão. Ela se esvaziou, colocou para fora tudo que a incomodava, orou, foi sincera com Deus, tirou suas máscaras e expôs suas feridas, e então, Deus a curou e respondeu sua oração.
"Pare de ficar acariciando suas feridas, mostre-as a Deus e permita que Ele a cure".
O profeta Elias ( Ver 1 Reis 18) foi um homem corajoso e ousado que enfrentava principados e potestades na terra. Suas lutas eram intensas e constantes. Mas Elias, um homem de Deus, também teve seu limite. Depois de uma intensa e perigosa batalha contra mais de 400 inimigos e após ouvir uma palavra de afronta de Jezabel, ele esmorece. Para fugir de seus problemas e frustrações, Elias foi para o deserto e depois para dentro de uma caverna. A Bíblia conta que Elias só dormia, não comia e teve vontade de morrer, características típicas da depressão.
Mas Deus, como sempre faz, foi ao encontro de Elias, e o visitou dentro de sua caverna. Depois de ouvir Elias, o Senhor o convidou a sair para fora. Elias obedeceu e saiu, e ali mesmo, fora da caverna, Deus conversou com ele, o curou, renovou suas forças e resolveu seu problema.
“Entrar em depressão é como entrar em uma caverna escura e vazia. Mas, quem entra em um lugar, uma hora tem que sair, e a decisão de sair tem que ser sua".
Deus não conversou com Elias enquanto ele não saiu da caverna, porque Deus só vai conversar, revelar algo e te curar quando você sair da caverna.
Não fique dando espaço à depressão, à solidão e à tristeza. Você já sofreu demais nessa vida para deixar um sentimento tão ruim continuar te dominando. Deus não menospreza sua dor, ao contrário, Ele se importa com você e quer vê-la curada, realizada e feliz.
Como sair da depressão?
Assim que você detectar sinais da depressão em você, procure logo ajuda seguindo esses três primeiros passos:
*Clame a Deus- O Senhor nosso Deus é o médico dos médicos. Ele é nossa fonte de cura e equilíbrio e restaura todas as coisas. Você precisa clamar e buscar por Ele.
*Peça ajuda- Você precisa ter alguém que ore por você e também a ouça. Um abraço ou a oportunidade de desabafar são uma simples terapia que pode ajudar muito. E se ainda precisar, procure logo um médico.
*Faça algo diferente- Faça um curso de alguma coisa que você gosta, entre para um ministério da igreja, caminhe ou pratique qualquer atividade física, ou seja, movimente-se!
E o mais importante de tudo: você precisa querer sair da depressão.
Se você quiser, pedir ajuda e clamar a Deus, por certo que Ele a ajudará. E assim como Ele realizou o sonho de Ana, resolveu o problema de Elias, fará o mesmo por você.
Vamos lá! Não entregue os pontos, há uma esperança e saída para você!
Cristiane Medeiros
Comments